quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Jovens Sergipanos investem na carreira de modelo

Os amigos Gabriel Nascimento, Cau Gonzaga, Victor Hugo, Italo Campos ambos da capital e o Leandro Santos do interior do estado (Moita Bonita). Se conheceram em um evento da Top Model Nordeste 2013.
Depois disso manterão o contato, participaram do Workshop Models Bellatrix realizado no dia 19 de janeiro no Hotel Radisson pela agência Bellatrix, foram selecionados para brilharem na passarela no maior evento de moda do Nordeste.1938092_613077402074664_861665406_n
1 SEMANA DE MODA BELLATRIX que acontecerá de 24 a 28 de março no espaço de eventos Dpm Filipe na capital Sergipana.
Felizes como aparece na foto registrada pelo renomado Seiji Hiratsuka, os amigos agradecem pela nova oportunidade que a Bellatrix está proporcionando. E garantem a Semana de Moda Bellatrix será um sucesso.
Texto por: Geo D`Anjos

sábado, 8 de fevereiro de 2014

A tecnologia vem automaticamente evoluindo

TELEFONE, SATÉLITE, COMPUTADOR, INTERNET, LUZ, CINEMA, FOTOGRAFIA E TELEVISÃO.


TELEFONE:  O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados paratransmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas.
Ele é um meio que hoje todo mundo tem e usa. Pois é um objeto que passa ou troca informações.



 SATÉLITE: Sem dúvida, o maior fator motivador para a utilização de satélite como meio de transmissão, foi à inexistência de meios físicos entre localidades alvo da comunicação. Como os satélites podem cobrir praticamente quaisquer áreas do globo terrestre, é a melhor opção para atingir pontos de difícil acesso. Outro fato determinante para a utilização de satélites como meio de transmissão foi à indisponibilidade de meios de transmissão digital a baixo custo. As atuais redes digitais não existiam ha 10 anos atrás. Os serviços analógicos de transmissão, como o Transdata, apresentavam taxas de erro na ordem de 1X10-5, contra 1X10-7 dos serviços digitais atuais. O custo dos meios de transmissão analógicos também foi um fator motivador do usa da tecnologia satélite, tendo, todavia, deixado de ser, nos últimos anos.




COMPUTADOR: O computador é a máquina que processa informações qualquer uns cálculos lógicos. Gráficos e muitas outras informações através de programas específicos.
Hoje é o PC (Personal computer) que temos em casa, mas nem sempre foi assim
Nos primórdios o Computador era muito caro e só firmas tinham e não se parecia nada com os dos dias de hoje as informações eram processadas com cartões de 80 colunas e 96 colunas (menor) da IBM.
Existia uma perfuradora de cartões para que o computador pudesse processar as informações e somente depois apareceram os disquetes 5 1/4 e 3 ½ que está desaparecendo hoje.  Não se falava em Gigas.
Espero ter explicado alguma coisa a historia do computador
é muito interessante e sua evolução foi rápida depois dos CIs os quais integram muitos transistores e assim possibilitando fabricação em nível industrial e minimizando muito os circuitos como placas mãe processadores. Hoje a maioria tem computador, pois hoje é muito comum ver as pessoas conectada e  on- line.












INTERNET: Há uma definição clara e objetiva do que é a Interneté um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores, interligados por um protocolo de comunicação chamado TCP/IP, que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. “A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).”

LUZ: A luz é uma especie de energia que viaja em ondas, é uma onda que é feita por electricidade a vibrar e campos magneticos. Muitos tipos de energia viajam em ondas, como por exemplo o som é uma onde de ar a vibrar. A luz é uma pequena parte de um largo campo electromagnetico vibratorio, este campo é chamado de espectrum electromagnetico. A energia da radiação depende do seu comprimento de onde e frequencia.

CINEMA: O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas, que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagem ou legendas, que traduzem o diálogo. A origem do nome "cinema" vem do fato de que o cinematógrafo, historicamente, foi o primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes. Por metonímia, a palavra também pode se referir à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas.  Antigamente o cinema não tinha som e muito menos cor era tudo preto e branco você só conseguia entender através das imagens quem já não assistiu ao filme de Charles Chaplin, pois era um filme preto em branco e sem som e todos conseguiam entender antigamente era assim, hoje o cinema já este bem evoluído tem som e cor e a imagem é melhor do que antes, hoje tem cinema em 3D e logo lança o 4D, enfim o cinema é útil e importante.












FOTOGRAFIA: Ato e efeito de fotografar o material original para uma reprodução a ser impressa. É um componente indispensável do jornalismo contemporâneo onde uma boa foto pode enriquecer e fazer muito mais expressiva uma excelente reportagem. No jornalismo, o oportunismo informativo de uma foto é mais importante que a qualidade técnica da mesma. Ineditismo, originalidade, impacto e arte são valores fundamentais para o sucesso do foto jornalista que ao mesmo tempo é quem documenta para o público com o seu trabalho, a imagem gráfica de uma noticia. Assim, fica demonstrada a presença do jornal no momento exato da ocorrência da notícia.












TELEVISÃO: A televisão em sua forma original e até hoje mais popular, envolve a transmissão de som e imagens em movimento por ondas de radiofrequência (RF), que são captadas por um receptor (o televisor). Neste sentido, é uma extensão do rádio.








Enfim esses temas abordados acima são importantes porque todos eles são utilizados por todos e que hoje eles vem evoluindo cada vez mais do que antigamente exemplo televisão, computador,fotografia, eram gigantes, grossos grandes e hoje são pequenos finos etc. A tecnologia vem automaticamente evoluindo e eles a cada dia que passa vem trazendo surpresas para as pessoas.

Educação e Novas Tecnologias

!!!Educação e Novas Tecnologias!!!




    Não resta dúvida de que, nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação on-line atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa e significativa ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; é evidente o acesso rápido e eficiente na obtenção de informações relevantes e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas. 
Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita.Mas agora vem a seguinte pergunta, o que é necessário? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, pois depende do contexto, da realidade em que se vive e da autonomia de cada um. O que se pode afirmar, sem erro, é que é preciso entender que o essencial é acreditar no potencial cognitivo de cada um. "É essencial à descoberta da alegria do conhecimento, pois ela é à base da autonomia e da subjetividade".   
Uma outra medida importante é não dar ouvidos aos mitos. A questão os computadores tomarão o lugar dos docentes? Vem sendo sempre colocada, o que faz com que se reforce a idéia de que o docente se recusa a inovar-se. Mas o que existe de verdade é a falta de conforto com o uso da tecnologia nos ambientes educacionais, que é decorrente do escasso investimento governamental em políticas de formação e atualização do professor. 
Para o docente que vê na tecnologia uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade e principalmente lutar contra o discurso neoliberal paralisante que domina o meio educacional. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil.
Evitar a resistência pelo desconhecimento é entender que o computador e o software educacional, seja ele qual for, é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno. Uma aula ruim é ruim com ou sem tecnologia, e uma aula boa será sempre boa independentemente da tecnologia utilizada. Isto significa dizer que: a qualidade está no conteúdo que deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno. 
A mídia deve ser adequada ao conteúdo, pois este vem em primeiro lugar. A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor, é preciso que o professor tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino. Não inovar na produção do material didático e nas metodologias de aprendizagem, significa deixar a cargo de profissionais da área tecnológica, a tarefa de ensinar por meio de software desenvolvido sem o viés da educação, o que de um modo geral vem ocorrendo com freqüência. 
É fato que os perfis dos profissionais, que hoje planejam software educacional, são de programadores de computador, que desconhecem a área educacional. O planejamento de um bom projeto necessita da formação de uma equipe multidisciplinar, cujos participantes complementam o projeto utilizando suas competências específicas e diversificadas. 
Hoje muito se fala da necessidade de se educar para os meios, ou seja, educar para o uso da ferramenta própria do mundo digital. Mas muito se fala e pouco se faz, a respeito da preparação de professores na orientação do aluno diante desses novos conceitos e novas relações, que surgem nesse mundo tecnológico. É nesse contexto que informações provenientes de diversas direções chegam a indivíduos cuja realidade não lhes permite desenvolver capacidade crítica de análise, competência fundamental para evitar o colapso de valores importantes para o desenvolvimento da cidadania, da ética e da solidariedade. Por meio dessa abordagem, o uso da tecnologia integra novos saberes à prática educacional proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos seus alunos.

Na área da educação acontece, naturalmente, coisa símile.O educador sempre sentiu a necessidade de se atualizar, não somente no campo de seu conhecimento, como também na sua função pedagógica. Os métodos de ensino tradicionais são aqueles consolidados com o tempo, que dominam nas instituições de ensino. Ainda persiste, com muitos professores, o método onde o professor fala, o aluno escuta; o professor dita, o aluno escreve; o professor manda, o aluno obedece. A maioria, porém, já é mais maleável: o professor fala, o aluno discute; o professor discursa, o aluno toma nota; o professor pede, o aluno pondera. Em casos específicos, o aluno fala, o professor escuta, o grupo debate e todos tomam nota, inclusive o professor, procurando ir ao encontro das necessidades que surgem.
Isto e outras questões levam à crise do ensino, desde o primário até a universidade.Popularizou-se muito, nas instituições, o uso do retroprojetor, ou projetor de transparências, que mereceu o apelido de "retroprofessor". Facilitou um pouco a vida do professor, não precisando escrever sempre no quadro negro, principalmente quando o docente leciona a mesma disciplina para mais de uma turma, contemporaneamente ou não. Aliás, até o quadro e o giz se modernizou: hoje já é muito comum a lousa branca com o pincel especial cancelável. Mas o que prejudica não é o uso do retroprojetor, como em outras aplicações tecnológicas, mas sim o mau uso do mesmo. 
Antes de qualquer coisa, temos que ter cuidado com os excessos: o professor não deve somente ler, ou ditar, ou escrever ou mesmo projetar transparências durante toda a aula. Deve oferecer alternativa. O uso de uma técnica, como do retroprojetor, por mais de uma hora contínua, torna-se cansativo, e os alunos perdem a concentração. Outro projetor, que não é tão usado devido à qualidade da projeção, é o episcópio, ou projetor de opacos. Ele permite a projeção de imagens ou textos de um livro, sem a necessidade de criar transparências. Mas para projetar textos não é aconselhado, por necessitar de uma sala escura e perde muito a qualidade na visualização.
O aparelho de vídeo, com um monitor (TV), está cada vez mais popular. A maioria das universidades, escolas públicas e particulares possuem, no setor de audiovisuais, televisores de 20 polegadas com vídeo incorporado, facilitando o transporte e uso dos mesmos. Um data show, que projete a imagem do vídeo numa tela, como num cinema, você encontra em determinadas situações, como em salas de conferências e cursos de pós-graduação. Ter uma videoteca disponível na universidade seria ideal, mas poucas instituições organizam um setor do gênero. Além de documentários muito interessantes produzidos principalmente pelas televisões públicas, temos filmes que são clássicos de literatura ou que tratam de temas polêmicos ou de interesse cultural. 
Quem faz uma universidade melhor, não é somente um reitor, mas todos participam do processo. Os professores e os alunos são grandes responsáveis por isso. Talvez não sejam conscientes disso. Quando se exige de uma instituição, ela pode ficar indiferente no início. Porém se as exigências persistem as instituições não pode se fazer de cega e surda. Assim, por exemplo, se uma universidade não possui uma videoteca, provavelmente não se demonstrou tal necessidade. Os equipamentos para uso didático estão cada vez mais sofisticados. Os novos retroprojetores, por exemplo, projetam a imagem mais nítida, se regulam com maior facilidade, possuem comandos de foco e tamanho de tela mais sensíveis, ou mesmo comando remoto. 
Os vídeos modernos possuem cabeças, sendo quatro para imagem e três para áudio; permitem parar a imagem sem distorção, voltar ou avançar "frame-to-frame", isto é, estão cada vez mais parecidos com uma ilha de edição. Mas já estão ficando obsoletos, com o surgimento dos DVD. Os "Datas Show" e projetores de multimídia permitem projetar a imagem de um vídeo ou computador numa tela grande, podendo usar fita de vídeo, disquete, cd, Dvd ou o próprio hard-disk. Eles estão substituindo todos os outros equipamentos, ficando bem mais fácil trabalhar com eles. As imagens são melhores, seja ela fixa ou animada, cores ou preto e branco, texto ou foto.
A tecnologia muda os meios de comunicação de massa e, paralelamente, os meios de ensino, não somente dentro da sala de aula, como falei até agora. Está mudando inclusive a própria sala de aula, com a introdução do ensino a distância, por exemplo.Primeiro foram os correios tradicionais que incentivaram o ensino em domicílio, por correspondência. As aulas particulares já não precisavam mais da presença do professor. Depois veio o rádio: o professor fala com você sem estar ao seu lado fisicamente, não importa onde você esteja desde que esteja com um rádio ligado. Os discos de vinil e as fita "K-7" fez o seu tempo, até o aparecimento dos Cds, contemporaneamente com a televisão e o vídeo, facilitando ainda mais o ensino a distância: som e imagem ao seu dispor. Agora temos a internet, com uma variedade quase infinita de possibilidades. O correio ainda continua presente: enviando fitas e discos, de áudio, imagens e multimídia, além das apostilas. A internet aos poucos está cada vez mais confiável. 



NOVAS TECNOLOGIAS

NOVAS TECNOLOGIAS

O Professor, como já foi dito também assume uma nova atitude embora ainda desempenhe o papel do especialista que possui conhecimentos com ou sem experiências a comunicar-se, no mais ele desempenhará o papel de orientador das atividades do aluno de consulto e do conhecimento e da aprendizagem.
O aluno também terá que desempenhar o papel de quem trabalha com a arte do conhecer, em equipe, juntos aluno e professor buscam os mesmos objetivos, numa palavra desenvolverá o papel de mediação pedagógica.
Técnicas precisam ser escolhidas de acordo com que se pretende para os alunos para poder facilitar o aprendizado e o processo de desenvolvimento intelectual de cada aluno.
Ele acaba usando tecnologias e estratégias do desenvolvimento para adequar suas atitudes e competências perante seus desenvolvimentos aprendidos por suas inovações, as técnicas terão que ser coerentes tornando as estratégias feitas pelo professor fortalecida em diversos ângulos, com isso o facilitador do conhecimento tem diversos ângulos e ambientes para o desenvolvimento de seu trabalho.
MEDIAÇÃO PEDAGOGICA: Busca abrir um caminho para novas tecnologias e as novas relações com os estudantes, como os materiais, textos, diálogos constantes entre o aluno e o professor, trocas de experiências, sempre o aluno virá tirar duvidas com o professor, com isso se trabalha para o crescimento e o desenvolvimento de cada um.


INTRUCIONISTA: É A INFORMAÇÃO EDUCATIVA QUE TROCAMOS INFORMAÇÕES E PODEMOS CHAMAR DE NOVAS TECNOLOGIAS ISSO DEVERÁ PRIVILEGIAR A NOSSA EDUCAÇÃO, MESMO QUE SEJA A DISTANCIA, MESMO QUE A INFORMAÇÃO SEJE BÁSICA TEMOS O DEVER DE VALORIZAR O APRENDIZADO.

Possibilidades Didaticas para um ensino Construtivista!

Possibilidades Didaticas para um ensino Construtivista!

Novas tecnologias!!!

Hoje as novas tecnologias tem nos ajudado muito, o que seria de nós sem elas?
Crianças, jovens a cada dia tem mais acesso ao computador, notebooks e celulares. Os professores incentivam á usarem a internet como um processo de aprendizagem.
Só de pensar que alguns anos atrás não se tinham isso, mas, a tecnologia vem avançando cada dia, cada mês e cada ano, cada hora é uma novidade.
Hoje estamos em um país “construtivista”, os professores interagem com os alunos é um ensinando o outro. Com os blogs, redes sociais o conceito de aula muda, a aula fica mais gostosa, divertida e interessante.
Existem várias ferramentas na Web, para isso o professor tem que buscar conhecê-las e descobrir formas de utilizá-las. Como por exemplo:
Ferramentas on line
Ambiente virtual: é como sala de aula só que on line que possibilita o professor colocar o conteúdo em textos, atividades e avaliações. O professor pode ensinar o aluno via on line, e ele estará pronto para responder as perguntas solicitadas.
Grupos: atualmente existem dois tipos de grupos – os on line e os off-line.
Os grupos off-line são grupos de e-mails como Yahoo groups ou Google groups, que unem várias pessoas em um único endereço de e-mail, e que torna possível a troca de mensagens entre os membros do mesmo grupo.
Já nos grupos on-line a diferença está no momento em que ocorre a interação, os membros do grupo não precisam acessar os e-mails para ler as mensagens, mas fica on-line nos “messengers”, como por exemplo, o MSN.
As redes sociais permitem a divulgação de trabalhos, participação em fóruns e união de pessoas com o mesmo interesse, como por exemplo, o Orkut, Facebook e Twitter.

Enfim existem vários meios do professor sair da rotina diária, é aprender algo novo e passar para seus alunos a fim de lhes dá um novo conhecimento, uma nova aprendizagem.

"A busca pelo conhecimento faz parte da essência humana"

“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”. Esta frase do filósofo grego Sócrates revela que o homem sempre teve a necessidade de superar desafios, e assim, a busca pelo conhecimento faz parte da essência humana.

O conhecimento é como uma janela que se abre para o mundo!

O conhecimento é como uma janela que
se abre para o mundo!
A BUSCA DO CONHECIMENTO
A busca do conhecimento deve ser uma constante trajetória de vida do ser humano, fato este
comprovado desde o nascimento da criança até o final de sua existência.
Quando nascemos precisamos aprender a respirar, chorar, sorrir, gesticular, sugar o leite
materno, enfim colocar o nosso organismo em pleno funcionamento para que tenhamos vida.
A cada dia um novo aprendizado, que se transforma em hábitos para que tenhamos uma boa
saúde, educação, postura, conduta e formação do caráter, como homem ou mulher de bem.
A todo dia algo novo é acrescentado em nossas vidas.
E quantas vezes aprendemos ao ensinar? Os pais em determinadas ocasiões ou assuntos
são discípulos dos seus filhos, os mestres ao serem questionados em sala de aula ampliam seus
conhecimentos com os mais variados questionamentos dos alunos.
Impéricamente chegam até cada ser uma nova forma de conhecimentos, uma gama de
informações, que traduzem o aumento da bagagem que carregamos em nosso cérebro e quisá em
nossos corações.
Cada momento de alegria ou de tristeza em nossas vidas acrescentam mais um
conhecimento.
Se na vida pessoal tudo vale a pena, na vida profissional, não é diferente.
Portanto, para que possamos exercer nossa profissão ou função com eficiência e denôdo ,
necessário se faz, abraçar as oportunidades que surgem dentro das nossas Empresas ou
Instituições Públicas. Só podemos alcançar o êxito através do conhecimento; e é na educação que
buscamos adquirir, atualizar e usar novos conhecimentos. Recorremos a ela em suas diversas
formas: presencial, à distância, através de tecnologia de informática, no ambiente do trabalho,
enfim em todos os momentos da vida.
No serviço público não poderia ser diferente especialmente no século que vivemos, cheio de
novidades com o avanço tecnológico, onde de qualquer lugar do mundo podemos partilhar com
todos a mesma sala de aula. Destacamos aqui a Educação a Distância, que traz benefício para
todos aqueles que apreciam o saber e querem alcançá-lo cada vez mais. Para qualificar as
pessoas e entre elas os Servidores Públicos do nosso Estado, a Educação à Distância EAD, é
ferramenta fantástica a serviço de todos.
 Dra. Marlene Figueira da Silva, advogada,
 Professora Universitária, Funcionária Pública,
 Pós Graduada em Direito Administrativo Aplicado à Administração Pública.
 seu e-mail: marlenefigueira@terra.com.br

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UMA HISTÓRIA PARA REFLETIR

A Riqueza e o Conhecimento

Era uma vez, num reino distante, um jovem que entrou numa floresta e disse ao seu mestre espiritual: Quero possuir riqueza ilimitada para poder ajudar o mundo. Por favor, conte-me, qual é o segredo para se gerar abundância?

O mestre espiritual respondeu: Existem duas deusas que moram no coração dos seres humanos. Todos são profundamente apaixonados por essas entidades supremas. Mas elas estão envoltas num segredo que precisa ser revelado, e eu lhe contarei qual é. Com um sorriso, ele prosseguiu:

Embora você ame as duas deusas, deve dedicar maior atenção a uma delas, a deusa do Conhecimento, cujo nome é Sarasvati. Persiga-a, ame-a, dedique-se a ela. A outra deusa, chamada Lakshmi, é a da Riqueza. Quando você dá mais atenção a Sarasvati, Lakshmi, extremamente enciumada, faz de tudo para receber o seu afeto. Assim, quanto mais você busca a deusa do Conhecimento, mais a deusa da Riqueza quer se entregar a você. Ela o seguirá para onde for e jamais o abandonará. E a riqueza que você deseja será sua para sempre.

Existe poder no conhecimento, no desejo e no espírito. E esse poder que habita em você é a chave para a criação da prosperidade.

Autor desconhecido

RAZÃO E EMOÇÃO

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Afetividade Computacional: Razão & Emoção

Francisco das Chagas Moraes dos Santos

Dentro do processo educacional, na prática pedagógica, a afetividade contribui muito para a melhoria na aprendizagem, tanto nas atividades individuais como as realizadas coletivamente, tendo em vista a dimensão afetiva entre os sujeitos participantes do processo, no qual pode ampliar as possibilidades de construção do conhecimento, e, tal emoção, é relacionada às tecnologias computacionais, que hoje se integram como ferramentas facilitadoras no desenvolvimento humano.

Para tanto, precisa-se direcionar um olhar para a maneira como a tecnologia deve ser utilizada, devendo der de forma expressiva e aproveitá-la para uma intervenção que oportunize ao educando na construção de conhecimento significativos num contexto colaborativo para uma aprendizagem que venha auxiliar na interação entre os alunos e tecnologia, entre os próprios os alunos entre professor e aluno.

Diante disso, é importante que os educadores busque trabalhar elementos relacionados aos estudos das interações realizadas através de ambientes virtuais de aprendizagem para a elaboração de propostas que possibilite uma aprendizagem dentro de um ambiente educacional ativo, dinâmico, agradável e lúdico, estimulador de competências cognitivas e sócio-afetivas para que os educandos passem a ser capaz de imaginar, criar e interagir.

Deste modo, competi ao educador, assumindo uma atitude interdisciplinar, desenvolver a autor-confiança do aluno, estimular, motivar, provocar e nortear o processo e aprendizagem na apreensão e construção de novos conhecimentos, de forma cooperativa, colaborativa, dando condições básicas para a interação, vinculando o contexto à realidade educacional e cotidiana de seus professores e alunos, de maneira a buscar a superação de problemas educacionais.

Referências

JAQUES, Patrícia Augustin. VICARI, Rosa Maria. Estado da Arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que Consideram a Afetividade do Aluno. Disponível em: www.inf.unisinos.br. Acessado em 28/07/2008
www.sbc.org.br/bibliotecadigital. Acessado em 30/07/2008
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00001/usocomputador.html.

BLOGGER DA TURMA

ANA NILSA SANTOS- ananilsa.blogspot.com


FABIANA COSTA DE JESUS-fabianaufs.blogspot.com


ANA PAULA OLIVEIRA DE JESUS-professorespecial2014.blogspot.com

TATIANE DOS SANTOS  -tatianeufs.blogspot.com

 EDICLEIDE SILVA DOS SANTOS-edicleidesilva.blogspot.com

 ARLENE ARAUJO DOMINGUES OLIVEIRA -http://arlenemorenavariedades.blogspot.com.br/

MARILIA DOS SANTOS SILVA-maryss21.blogspot.com

MARIA MARLENE DOS SANTOS SOUZA  -conhecimentoinloco.blogspot.com



JOSEFINA FERREIRA SANTOS ALMEI-pensandoemconhecimentoeideias.blogspot.com.br

 JAINE DE SANTANA ANDRADE- jaineandrade21.blogspot.com

LEANDRA DOS SANTOS SILVA- www.criandoeeducando2014.blogspot.com

 GESSICA OLIVEIRA COSTA- vitalmulher.blogspot.com.br


 ELIANE DE ARAUJO AQUINO-conhecendoeaprendendo2014.blogspot.com

  GISLAINE OLIVEIRA SANTOS-  buscandosempreaprender.blogspot.com

 RAYANNE BARRETO OLIVEIRA-  rayacheierabisquei.blogspot.com

 TAYSLAINE DA SILVA TAVARES - itabolosesalgados.blogspot.com

  BARBARA SABRINA BARRETO DE MECENAS- http://mixconexaoufs.blogspot.com.br/

  ROBSON DE SOUZA SANTOS - viveracor.blogspot.com

CRISLAINE NASCIMENTO LIMA- tudo-e-mais-1-pouco.blogspot.com





JOAO PAULO AZEVEDO DE SOUSA- http://proucagloria.blogspot.com/



ALINE LIMA DE SOUZA- celularsala.blogspot.com


 MARIA APARECIDA DE JESUS SANTANA- cantinhodaleitura545.blogspot.com.br

BARBARA SABRINA BARRETO DE MECENAS-http://mixconexaoufs.blogspot.com.br/



RAYANNE BARRETO OLIVEIRA-rayacheierabisquei.blogspot.com




EDILMA VIEIRA DOS SANTOS-http://pedagoinclusiva.blogspot.com.br/




LUCINELMA DO NASCIMENTO ALVES-lucinelma.blogspot.com




JAINE DE SANTANA ANDRADE-jaineandrade21.blogspot.com


 BARBARA MONIQUE DE JESUS-barbaramoniquevidasaudavel.blogspot.com



LURIANE OLIVEIRA SANTOS-http://tecnofitness.blogspot.com.br/





HERMENEGILDO FREIRE DE MACEDO-http://trocandoideias2014.blogspot.com.br/

SHIRLEYDE NASCIMENTO OLIVEIRA DA SILVA-luvifestas.blogspot.com

REJANE APARECIDA DE JESUS SANTOS-http://rejaneaparecida30.blogspot.com.br/

SUELI CARVALHO MENESES-tecnoblog1000.blogspot.com.br


ROBERTA SOBRINHA SILVA DE OLIVEIRA-pedagogiapensante.blogspot.com



EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS

Olá! O meu blogger fala sobre "EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS". No qual o conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso, há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação.