sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

RAZÃO E EMOÇÃO

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Afetividade Computacional: Razão & Emoção

Francisco das Chagas Moraes dos Santos

Dentro do processo educacional, na prática pedagógica, a afetividade contribui muito para a melhoria na aprendizagem, tanto nas atividades individuais como as realizadas coletivamente, tendo em vista a dimensão afetiva entre os sujeitos participantes do processo, no qual pode ampliar as possibilidades de construção do conhecimento, e, tal emoção, é relacionada às tecnologias computacionais, que hoje se integram como ferramentas facilitadoras no desenvolvimento humano.

Para tanto, precisa-se direcionar um olhar para a maneira como a tecnologia deve ser utilizada, devendo der de forma expressiva e aproveitá-la para uma intervenção que oportunize ao educando na construção de conhecimento significativos num contexto colaborativo para uma aprendizagem que venha auxiliar na interação entre os alunos e tecnologia, entre os próprios os alunos entre professor e aluno.

Diante disso, é importante que os educadores busque trabalhar elementos relacionados aos estudos das interações realizadas através de ambientes virtuais de aprendizagem para a elaboração de propostas que possibilite uma aprendizagem dentro de um ambiente educacional ativo, dinâmico, agradável e lúdico, estimulador de competências cognitivas e sócio-afetivas para que os educandos passem a ser capaz de imaginar, criar e interagir.

Deste modo, competi ao educador, assumindo uma atitude interdisciplinar, desenvolver a autor-confiança do aluno, estimular, motivar, provocar e nortear o processo e aprendizagem na apreensão e construção de novos conhecimentos, de forma cooperativa, colaborativa, dando condições básicas para a interação, vinculando o contexto à realidade educacional e cotidiana de seus professores e alunos, de maneira a buscar a superação de problemas educacionais.

Referências

JAQUES, Patrícia Augustin. VICARI, Rosa Maria. Estado da Arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que Consideram a Afetividade do Aluno. Disponível em: www.inf.unisinos.br. Acessado em 28/07/2008
www.sbc.org.br/bibliotecadigital. Acessado em 30/07/2008
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00001/usocomputador.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário